BEIJA FLOR ANIMADO

BEIJA FLOR ANIMADO
"A Vida é Um Piscar de Olhos Entre as Duas Eternidades."

Meus Trabalhos Pedagógicos

Atividades de Sala, Planos de Ação, Planos de Aula...

FICA MAIS FÁCIL APRENDER
QUANDO VOCÊ CONFIA
EM QUEM ESTÁ ENSINANDO.


DICAS DE ATIVIDADES SOBRE MÃE

AO ESTUDARMOS A PALAVRA MAMÃE, FICAMOS SABENDO QUE ELA SE INICIA COM A LETRA M.
  • COPIE DENTRO DO CORAÇÃO A PALAVRA MAMÃE.
  • DESENHE NO OUTRO CORAÇÃO, A SUA MAMÃE.

PESQUISE E COLE AS LETRAS DA PALAVRA MAMÃE :

QUANTAS LETRAS VOCÊ PESQUISOU? REGISTRE O NUMERAL:


Projeto Pedagógico de Disciplina ( PPD ) - 2011 - MODELO

Projeto Pedagógico de Disciplina – 2011
Disciplina: Núcleo Comum

Curso: Educação Infantil
Ano : 2011
Turma: Maternal I e II
Faixa Etária: 0 a 2 anos
Docente Responsável : 
Objetivo Geral

  • Proporcionar a criança o desenvolvimento cognitivo, afetivo, social e motor, fortalecendo sua auto-estima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social.

Objetivos Específicos

IDENTIDADE E AUTONOMIA
  • Experimentar e utilizar os recursos de que dispõem para a satisfação de suas necessidades essenciais.
  • Expressar seus desejos, sentimentos, vontades e desagrados.
  • Agir com progressiva autonomia.
  • Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo.
  • Interessar-se progressivamente pelo cuidado com o próprio corpo executando ações simples relacionadas à saúde e higiene.
  • Brincar.
  • Relacionar-se progressivamente com mais crianças, com seus professores e com demais profissionais da instituição.
MÚSICA
  • Explorar a expressão e produção do silêncio e de sons com a voz, o corpo, o entorno e materiais sonoros diversos.
  • Escutar e apreciar obras musicais variadas.
  • Participar de situações sistemáticas e assistemáticas que integrem músicas, canções e movimentos corporais.
  • Brincar com a música, imitar, cantarolar
ARTES VISUAIS

  • Produzir trabalhos de artes desenvolvendo a criatividade e o gosto.
  • Observar e identificar imagens diversas, ampliando seu conhecimento de mundo .
  • Manipular diferentes objetos e materiais.
  • Possibilitar o manuseio de diversos materiais de expressão artística.

LINGUAGEM ORAL ESCRITA

  • Usar a linguagem oral para conversar, brincar; na hora do banho, da alimentação, na troca de fraldas, ao dormir.
  • Reconhecer dentro de uma narração ou exposição alguns personagens.
  • Observar e manusear materiais impressos.
  • Relacionar a história do texto a expressão gestuais.
  • Utilizar a leitura e interpretação de gravuras para ampliar o vocabulário.

NATUREZA E SOCIEDADE


  • Explorar o ambiente, para que possa se relacionar com pessoas.
  • Iniciar a valorização sobre a importância da preservação do meio ambiente para a qualidade de vida humana.
  • Participar em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade .
  • Iniciar o conhecimento do próprio corpo por meio do uso e da exploração de suas habilidades físicas e perceptivas.
  • Adquirir noções da importância do consumo de alimentos saudáveis.
  • Utilizar devidamente hábitos de higiene em seu cotidiano para o seu bem estar.

MATEMÁTICA

  • Utilizar em suas brincadeiras e no contexto em que a criança está inserida as noções:
  • Comparação de tamanho : grande e pequeno.
  • Comparação de distância: longe e perto
  • Comparação de capacidade: vazio, cheio;
  • Comparação de massa: pesado, leve.
  • Descobrir as características e propriedades principais e suas possibilidades de: empilhar, encaixar, rolar, etc.

MOVIMENTO

  • Explorar as possibilidades do corpo e movimentar-se em diversos níveis e posições.
  • Explorar o corpo de animais, o próprio corpo e o do colega.
  • Adquirir a habilidade de se arrastar, engatinhar , andar e correr .
  • Explorar possibilidades de relaxar-se.
  • Explorar situações movimentando-se em espaços folgados e apertados.
  • Explorar as possibilidades de produzir sons e ritmos com o corpo e com os instrumentos.
  • Explorar movimentos que envolvam rolar, chutar, lançar e pegar objetos.
  • Explorar movimentos .
  • Desenvolver atitudes de confiança nas próprias capacidades motoras.

Por Eliana Santos

ATIVIDADES PARA EDUCAÇÃO INFANTIL SOBRE FAMÍLIA


VAMOS PESQUISAR?



F


A

M

Í

L

I

A













ENCONTRE A LETRA QUE INICIA A PALAVRA FAMÍLIA E PINTE-A COM A COR AZUL.



V



A


B

C


F


D


TRANSCREVA:
F
A
M
Í
L
I
A









ATIVIDADES SOBRE A PÁSCOA:





OBSERVE O DESENHO E PINTE NOS QUADRINHOS A QUANTIDADE:
QUANTOS OVOS ?




QUANTOS COELHOS?





CIRCULE A LETRA INICIAL DA PALAVRA PÁSCOA.

PÁSCOA
PESQUISE A LETRA P E COLE ABAIXO:



IDENTIFIQUE A LETRA P E PINTE-A COM A COR VERMELHA.


D
V
P
X
P
C
R
P
A
X



REGISTRE, PINTANDO, QUANTAS LETRAS P ENCONTRADAS: 











PINTE OS QUADRINHOS DE ACORDO COM A
QUANTIDADE DE OVOS DA CESTA.











ATIVIDADES COM A MÚSICA "QUEM MORA NA CASA TORTA":
CASA TORTA
QUEM MORA NA CASA TORTA?
SEM JANELINHA E SEM PORTA?
UM GATO QUE USA SAPATO
E TEM RETRATO NO QUARTO?
UMA FLORZINHA PEQUENININHA
DE SAINHA CURTINHA?
UM ELEFANTE COM RABINHO DE BARBANTE?
UM PAPEL DE ÓCULOS E CHAPÉU?
UM BOTÃO QUE TOCA VIOLÃO?
UM PENTE COM DOR DE DENTE?
QUEM MORA NA CASA? QUEM?
INVENTE DEPRESSA ALGUÉM

PESQUISE AS LETRAS DA PALAVRA CASA
C
A
S
A






REGISTRE ABAIXO A QUANTIDADE DE LETRAS:



VAMOS COLORIR?


DESENHE DE ACORDO COM A LETRA DO  POEMA:

UM GATO QUE USA SAPATO
E TEM RETRATO NO QUARTO?








UMA FLORZINHA PEQUENININHA
DE SAINHA CURTINHA?
UM ELEFANTE COM RABINHO DE BARBANTE?

COMPLETE. DEPOIS, PINTE O DESENHO:

UM








QUE TOCA VIOLÃO?


PARA CASA

PESQUISE FIGURAS COMEÇADAS COM A LETRA B DE BOTÃO.


COMO É A SUA CASA?
COM A AJUDA DA MAMÃE, DESENHE, NO ESPAÇO ABAIXO, SUA CASA E AS PESSOAS QUE MORAM NELA.






ATIVIDADES COM A LETRA I - PARA PRÉ II


DESENHE E COMPLETE AS PALAVRAS COM A LETRA I E, DEPOIS , ESCREVA A PALAVRA ABAIXO:

IGLU




G

L

U

IOIO



O




O



IGREJA




G

R

E

J

A

ILHA




L

H

A


PESQUISE PALAVRAS INICIADAS COM A LETRA I


ATIVIDADES PARA O PRÉ II COM A LETRA T:

TRABALHANDO O POEMA
TINTAS TANTAS TINTAS

AO TENTAR MISTURAR AS TINTAS
FICO TONTA SÓ DE PENSAR...
NA QUANTIDADE DE CORES
QUE ACABO DE CRIAR.

TINTAS TANTAS TINTAS

( ROSANGELA BORBA)

  • PINTE, VARIANDO AS CORES, TODAS AS LETRAS T DO POEMA.
  • REGISTRE A QUANTIDADE DE LETRAS ENCONTRADAS: ______
  • PESQUISE E COLE OUTRAS PALAVRAS COM A LETRA T :
  • ILUSTRE O POEMA

    ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO INFANTIL:
    DESENHE O PAPAI:DESCOBRINDO PALAVRAS - OBSERVE A PRIMEIRA LETRA DA PALAVRA PAPAI E CIRCULE-A:                           PAPAIPESQUISE VÁRIAS LETRAS P E COLE ABAIXO.

    PINTE UM QUADRADINHO PARA CADA LETRA DA PALAVRA PAPAI :









    REGISTRE A QUANTIDADE DE LETRAS : _______
    COMPLETE COM AS LETRAS QUE ESTÃO FALTANDO:
    P
    A

    A


    A
    P

    I
    P

    P

    I

    ATIVIDADES SOBRE O FOLCLORE:
    PARLENDA
    1, 2, 3, SACO DE FARINHA
    4, 5, 6, SACO DE FEIJÃO
    TRABALHA A FORMIGUINHA
    PARA ENCHER O SEU PORÃO!

    TRANSCREVA OS NUMERAIS:

    1


    2

    3

    4

    5

    6









    VAMOS PENSAR?
    QUANTAS VEZES APARECEM A PALAVRA SACO: _____
    QUANTAS LETRAS TEM A PALAVRA SACO: _____
    PINTE OS QUADRINHOS DE ACORDO COM A QUANTIDADE DE LETRAS:








    PARA CASA:
    PESQUISE OUTRAS 
    PARLENDAS

    POSTADO POR ELIANA EM 15/08/11

    Para Pré I e Pré II

    ATIVIDADES COM A LETRA S:
    PINTE AS LETRAS DA PAPAVRA SACI:
    S
    X
    X
    X
    X
    A
    X
    X
    X
    X
    C
    X
    X
    X
    X
    I

    REGISTRE A QUANTIDADE DE LETRAS:



    RECORTE A LETRA S EM JORNAIS E REVISTAS E COLE-AS NOS QUADRINHOS PARA COMPLETAR OS NOMES DAS FIGURAS. DEPOIS, DESENHE E ESCREVA AS PALAVRAS.
    SAPO



    A
    P
    O
    REGISTRE A QUANTIDADE DE LETRAS:


    TRANSCREVA A PALAVRA:





    SAPATO




    A

    P

    A

    T

    O
    REGISTRE A QUANTIDADE DE LETRAS:


    TRANSCREVA A PALAVRA:







    SOFÁ




    O
    F
    Á
    REGISTRE A QUANTIDADE DE LETRAS:


    TRANSCREVA A PALAVRA:









     PARA CASA: COM A AJUDA DA MAMÃE CRIAR UM TEXTO COM AS PALAVRAS : SAPO, SAPATO, SOFÁ. PESQUISE OUTRAS PALAVRAS COM S E COLE-AS NO CADERNO DE ATIVIDADES.

ATIVIDADE COM O TEMA FOLCLORE:

LÁ VEM VINDO CURUPIRA
VOLTANDO DE UMA FESTA
VEM TRANQUILO E SORRIDENTE
ANDANDO PELA FLORESTA.

A FESTA FOI ANIMADA
LÁ NA CASA DO SACI
CURUPIRA COMEU MUITO
CASTANHA E LICURI.

TAMBÉM TOMOU COCA COLA
CHÁ GELADO E UMBURANA
AGORA O QUE ELE QUER
É SE JOGAR EM SUA CAMA

A CAMINHA É DE FOLHA
REVESTIDA DE CAPIM
E CURUPIRA TRANQUILO

DORME E SONHA COM JASMINS.


APÓS OUVIR O POEMA, ILUSTRE-O.

PESQUISE AS LETRAS DA PALAVRA CURUPIRA, COLE-AS NOS QUADRINHOS.

C
U
R
U
P
I
R
A










TRANSCREVA A PAPAVRA:










COLE BOLINHAS DE PAPEL DE ACORDO COM A QUANTIDADE DE LETRAS:



REGISTRE O NUMERAL:




Use sempre as palavrinhas mágicas para a qualidade da boa vivência:



FICHA DESCRITIVA DE PRÉ II
Este relatório tem como finalidade registrar o perfil da criança, contemplando pontos relevantes referentes ao trabalho desenvolvido e os conhecimentos adquiridos, podendo ser pontuados aspectos como: período de acolhimento, as rotinas, o brincar, os conhecimentos e saberes adquiridos, garantindo aspectos individuais e coletivos dessa criança.
Durante o período de acolhimento Ana Karolina participou das atividades demonstrando interesse e prazer, mostrando-se socializada ao ambiente escolar.
Ao longo do primeiro trimestre foi observada certa mudança no comportamento de Ana Karolina, em alguns momentos passou a ficar mais apática e desestimulada, necessitando receber estímulos da professora para realizar as atividades com mais interesse e capricho. O fato de nunca realizar as tarefas de casa também contribui para que se sinta desestimulada.
A criança tem preferências pelas rodas de música das quais participa com grande entusiasmo. Ela canta e sugere canções para a turma e fica satisfeita quando suas opiniões são ouvidas pelo grupo. Ela utiliza a fala com desinibição e relata com clareza experiências e sentimentos vividos.
   Participa dos momentos de brincadeiras com alegria e durante os momentos de jogos dirigidos atende aos comandos da professora de forma satisfatória. Ela tem preferência pelas brincadeiras em grupo envolvendo piques e corridas.
Ao realizar as atividades no caderno (nome da criança)  já é capaz de copiar a data do quadro e de transcrever o seu próprio nome sem o auxilio de ficha. Ela reconhece algumas letras do alfabeto e alguns numerais trabalhados. Ao escrever realiza o traçado das letras corretamente.
Ana Karolina conhece as partes do corpo e registra o esquema corporal desenhando as partes principais do corpo. Ela, também, reconhece a importância de hábitos de higiene e o consumo de alimentos saudáveis. É uma criança que se alimenta muito bem diariamente, participando do momento da merenda com grande prazer.
Ao realizar o estudo sobre a família, a criança foi capaz de identificar os membros da sua família e de atribuir importância a tal grupo social.
Nas atividades do dia-a-dia observa-se que a criança tem boa noção de conceitos matemáticos envolvendo comparação de: tamanho, distância, tempo (dia e noite) e capacidade (cheio e vazio). Ela realiza contagem com numerais até 10 e estabelece relação entre numeral e quantidade até o numeral 5.
  ( Nome da criança) chegou ao final do 1º trimestre tendo boa freqüência escolar.
Diante das observações realizadas quanto ao comportamento e desempenho de (nome da criança) no ambiente escolar, acredita-se que a criança vem atingindo as competências esperadas para o Pré II.

Nesse 2º trimestre ( nome da criança)participou com bom desempenho e capricho de todas as atividades propostas. Realizou leitura de imagens com boa oralidade , escreve seu nome, reconhece as letras do alfabeto, registra a data e transcreve as palavras estudadas. no lógico matemático realiza contagem oral, faz classificação e seriação, através de material concreto Realizou atividades referentes ao folclore, Grécia antiga e dia dos pais.
( nome da criança) possui equilíbrio e ritmo nos jogos e brincadeiras. Diante das observações quanto ao seu desenvolvimento, A criança vem ampliando seus conhecimentos quanto aos objetivos propostos.

postado por Eliana em 13/10/2011

Atividades de Natal :


É NATAL …
VAMOS NOS ALEGRAR E CANTAR?

COLOQUEI MEU SAPATINHO
NA JANELA DO QUINTAL
PAPAI NOEL DEIXOU
UM PRESENTE DE NATAL.



PESQUISE:
N
A
T
A
L







PINTE DE VERMELHO AS LETRAS DA PALAVRA NATAL

N
X
X
X
X
X
A
X
X
X
X
X
T
X
X
X
X
X
A
X
X
X
X
X
L

REGISTRE A QUANTIDADE DE LETRAS:



ILUSTRE A LETRA DA MÚSICA:






ATIVIDADES 2012

ESTAMOS ESTUDANDO O NOME. ENCONTRE NA CENA ABAIXO A PRIMEIRA LETRA DE SEU NOME E PINTE COM A SUA COR PREFERIDA.


PESQUISE EM JORNAIS E REVISTAS A PRIMEIRA LETRA DE SEU NOME, COLE ABAIXO:



COMPLETE A SEQUENCIA:
1 - ____ - 3 - _____


PLANO DE AÇÃO 2012
 Apresentação:
      O plano de ação trata da elaboração de uma proposta de trabalho anual, com o objetivo de auxiliar o pedagogo, professores e toda equipe escolar no planejamento das ações a serem desenvolvidas pela EMEB Prof. Paulo Estellita Herkenhoff, buscando aprimorar o desenvolvimento da criança de 0 a 5 anos nos aspectos físico, social, emocional e cognitivo.

Justificativa:
      Cientes de que os primeiros anos de vida são importantes para a formação do ser humano, e por concebermos a criança como um indivíduo em sua totalidade, compreendemos a preocupação com a educação da criança de 0 a 5 anos.
    Acreditando numa educação para a cidadania consciente de que a formação do cidadão inicia-se desde o berço,visualizamos uma educação infantil como tempo e espaço para o desenvolvimento da criança.

Objetivo:
   Encorajar a criança a aprender, partindo do enriquecimento das práticas pedagógicas num enfrentamento contínuo, tendo como parceria equipe escolar, cce, família e comunidade.



( MONTAR AS AÇÕES DE ACORDO COM O CALENDÁRIO ESCOLAR APROVADO)