Atividades de Sala, Planos de Ação, Planos de Aula...
FICA MAIS FÁCIL APRENDER
QUANDO VOCÊ CONFIA
EM QUEM ESTÁ ENSINANDO.
DICAS DE ATIVIDADES SOBRE MÃE
Projeto Pedagógico de Disciplina ( PPD ) - 2011 - MODELO
Por Eliana Santos
VAMOS PESQUISAR?
ATIVIDADES COM A MÚSICA "QUEM MORA NA CASA TORTA":
COMPLETE. DEPOIS, PINTE O DESENHO:
PARA CASA
PESQUISE FIGURAS COMEÇADAS COM A LETRA B DE BOTÃO.
ATIVIDADES COM A LETRA I - PARA PRÉ II
ATIVIDADE COM O TEMA FOLCLORE:
Use sempre as palavrinhas mágicas para a qualidade da boa vivência:
FICHA DESCRITIVA DE PRÉ II
postado por Eliana em 13/10/2011
Atividades de Natal :
FICA MAIS FÁCIL APRENDER
QUANDO VOCÊ CONFIA
EM QUEM ESTÁ ENSINANDO.
DICAS DE ATIVIDADES SOBRE MÃE
AO ESTUDARMOS A PALAVRA MAMÃE, FICAMOS SABENDO QUE ELA SE INICIA COM A LETRA M.
|
PESQUISE E COLE AS LETRAS DA PALAVRA MAMÃE :
QUANTAS LETRAS VOCÊ PESQUISOU? REGISTRE O NUMERAL:
|
Projeto Pedagógico de Disciplina ( PPD ) - 2011 - MODELO
Projeto Pedagógico de Disciplina – 2011
| |
Disciplina: Núcleo Comum
| |
Curso: Educação Infantil
|
Ano : 2011
Turma: Maternal I e II
Faixa Etária: 0 a 2 anos
|
Docente Responsável :
| |
Objetivo Geral
| |
| |
Objetivos Específicos
| |
IDENTIDADE E AUTONOMIA
MÚSICA
ARTES VISUAIS
LINGUAGEM ORAL ESCRITA
NATUREZA E SOCIEDADE
MATEMÁTICA
MOVIMENTO
|
Por Eliana Santos
ATIVIDADES PARA EDUCAÇÃO INFANTIL SOBRE FAMÍLIA
VAMOS PESQUISAR?
F
|
A
|
M
|
Í
|
L
|
I
|
A
|
ENCONTRE A LETRA QUE INICIA A PALAVRA FAMÍLIA E PINTE-A COM A COR AZUL.
|
V
|
A
|
B
|
C
|
F
|
D
|
TRANSCREVA:
F
|
A
|
M
|
Í
|
L
|
I
|
A
|
ATIVIDADES SOBRE A PÁSCOA:
| ||||||||||||||||||
CIRCULE A LETRA INICIAL DA PALAVRA PÁSCOA.
PÁSCOA
PESQUISE A LETRA P E COLE ABAIXO:
IDENTIFIQUE A LETRA P E PINTE-A COM A COR VERMELHA.
REGISTRE, PINTANDO, QUANTAS LETRAS P ENCONTRADAS:
|
ATIVIDADES COM A MÚSICA "QUEM MORA NA CASA TORTA":
CASA TORTA
QUEM MORA NA CASA TORTA?
SEM JANELINHA E SEM PORTA?
UM GATO QUE USA SAPATO
E TEM RETRATO NO QUARTO?
UMA FLORZINHA PEQUENININHA
DE SAINHA CURTINHA?
UM ELEFANTE COM RABINHO DE BARBANTE?
UM PAPEL DE ÓCULOS E CHAPÉU?
UM BOTÃO QUE TOCA VIOLÃO?
UM PENTE COM DOR DE DENTE?
QUEM MORA NA CASA? QUEM?
INVENTE DEPRESSA ALGUÉM
PESQUISE AS LETRAS DA PALAVRA CASA
C
|
A
|
S
|
A
|
REGISTRE ABAIXO A QUANTIDADE DE LETRAS:
VAMOS COLORIR?
DESENHE DE ACORDO COM A LETRA DO POEMA:
UM GATO QUE USA SAPATO
E TEM RETRATO NO QUARTO?
|
UMA FLORZINHA PEQUENININHA
DE SAINHA CURTINHA?
|
UM ELEFANTE COM RABINHO DE BARBANTE?
|
UM
QUE TOCA VIOLÃO?
PARA CASA
PESQUISE FIGURAS COMEÇADAS COM A LETRA B DE BOTÃO.
COMO É A SUA CASA?
COM A AJUDA DA MAMÃE, DESENHE, NO ESPAÇO ABAIXO, SUA CASA E AS PESSOAS QUE MORAM NELA.
|
ATIVIDADES COM A LETRA I - PARA PRÉ II
DESENHE E COMPLETE AS PALAVRAS COM A LETRA I E, DEPOIS , ESCREVA A PALAVRA ABAIXO:
PESQUISE PALAVRAS INICIADAS COM A LETRA I
|
ATIVIDADES PARA O PRÉ II COM A LETRA T:
TRABALHANDO O POEMA
TINTAS TANTAS TINTAS
AO TENTAR MISTURAR AS TINTAS
FICO TONTA SÓ DE PENSAR...
NA QUANTIDADE DE CORES
QUE ACABO DE CRIAR.
TINTAS TANTAS TINTAS
( ROSANGELA BORBA)
- PINTE, VARIANDO AS CORES, TODAS AS LETRAS T DO POEMA.
- REGISTRE A QUANTIDADE DE LETRAS ENCONTRADAS: ______
- PESQUISE E COLE OUTRAS PALAVRAS COM A LETRA T :
- ILUSTRE O POEMA
ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO INFANTIL:
DESENHE O PAPAI: DESCOBRINDO PALAVRAS - OBSERVE A PRIMEIRA LETRA DA PALAVRA PAPAI E CIRCULE-A: PAPAI PESQUISE VÁRIAS LETRAS P E COLE ABAIXO. PINTE UM QUADRADINHO PARA CADA LETRA DA PALAVRA PAPAI :REGISTRE A QUANTIDADE DE LETRAS : _______COMPLETE COM AS LETRAS QUE ESTÃO FALTANDO:PAAAPIPPI
ATIVIDADES SOBRE O FOLCLORE:
PARLENDA1, 2, 3, SACO DE FARINHA4, 5, 6, SACO DE FEIJÃOTRABALHA A FORMIGUINHAPARA ENCHER O SEU PORÃO!TRANSCREVA OS NUMERAIS:123456VAMOS PENSAR?QUANTAS VEZES APARECEM A PALAVRA SACO: _____QUANTAS LETRAS TEM A PALAVRA SACO: _____PINTE OS QUADRINHOS DE ACORDO COM A QUANTIDADE DE LETRAS:PARA CASA:PESQUISE OUTRAS
PARLENDAS
POSTADO POR ELIANA EM 15/08/11
Para Pré I e Pré II
ATIVIDADES COM A LETRA S:
PINTE AS LETRAS DA PAPAVRA SACI:SXXXXAXXXXCXXXXIREGISTRE A QUANTIDADE DE LETRAS:
RECORTE A LETRA S EM JORNAIS E REVISTAS E COLE-AS NOS QUADRINHOS PARA COMPLETAR OS NOMES DAS FIGURAS. DEPOIS, DESENHE E ESCREVA AS PALAVRAS.SAPOAPOREGISTRE A QUANTIDADE DE LETRAS:TRANSCREVA A PALAVRA:SAPATOAPATOREGISTRE A QUANTIDADE DE LETRAS:TRANSCREVA A PALAVRA:SOFÁOFÁREGISTRE A QUANTIDADE DE LETRAS:TRANSCREVA A PALAVRA:
ATIVIDADE COM O TEMA FOLCLORE:
LÁ VEM VINDO CURUPIRA
VOLTANDO DE UMA FESTA
VEM TRANQUILO E SORRIDENTE
ANDANDO PELA FLORESTA.
A FESTA FOI ANIMADA
LÁ NA CASA DO SACI
CURUPIRA COMEU MUITO
CASTANHA E LICURI.
TAMBÉM TOMOU COCA COLA
CHÁ GELADO E UMBURANA
AGORA O QUE ELE QUER
É SE JOGAR EM SUA CAMA
A CAMINHA É DE FOLHA
REVESTIDA DE CAPIM
E CURUPIRA TRANQUILO
DORME E SONHA COM JASMINS.
|
PESQUISE AS LETRAS DA PALAVRA CURUPIRA, COLE-AS NOS QUADRINHOS.
TRANSCREVA A PAPAVRA:
COLE BOLINHAS DE PAPEL DE ACORDO COM A QUANTIDADE DE LETRAS:
REGISTRE O NUMERAL:
|
Use sempre as palavrinhas mágicas para a qualidade da boa vivência:
FICHA DESCRITIVA DE PRÉ II
Este relatório tem como finalidade registrar o perfil da criança, contemplando pontos relevantes referentes ao trabalho desenvolvido e os conhecimentos adquiridos, podendo ser pontuados aspectos como: período de acolhimento, as rotinas, o brincar, os conhecimentos e saberes adquiridos, garantindo aspectos individuais e coletivos dessa criança.
Durante o período de acolhimento Ana Karolina participou das atividades demonstrando interesse e prazer, mostrando-se socializada ao ambiente escolar.
Ao longo do primeiro trimestre foi observada certa mudança no comportamento de Ana Karolina, em alguns momentos passou a ficar mais apática e desestimulada, necessitando receber estímulos da professora para realizar as atividades com mais interesse e capricho. O fato de nunca realizar as tarefas de casa também contribui para que se sinta desestimulada.
A criança tem preferências pelas rodas de música das quais participa com grande entusiasmo. Ela canta e sugere canções para a turma e fica satisfeita quando suas opiniões são ouvidas pelo grupo. Ela utiliza a fala com desinibição e relata com clareza experiências e sentimentos vividos.
Participa dos momentos de brincadeiras com alegria e durante os momentos de jogos dirigidos atende aos comandos da professora de forma satisfatória. Ela tem preferência pelas brincadeiras em grupo envolvendo piques e corridas.
Ao realizar as atividades no caderno (nome da criança) já é capaz de copiar a data do quadro e de transcrever o seu próprio nome sem o auxilio de ficha. Ela reconhece algumas letras do alfabeto e alguns numerais trabalhados. Ao escrever realiza o traçado das letras corretamente.
Ana Karolina conhece as partes do corpo e registra o esquema corporal desenhando as partes principais do corpo. Ela, também, reconhece a importância de hábitos de higiene e o consumo de alimentos saudáveis. É uma criança que se alimenta muito bem diariamente, participando do momento da merenda com grande prazer.
Ao realizar o estudo sobre a família, a criança foi capaz de identificar os membros da sua família e de atribuir importância a tal grupo social.
Nas atividades do dia-a-dia observa-se que a criança tem boa noção de conceitos matemáticos envolvendo comparação de: tamanho, distância, tempo (dia e noite) e capacidade (cheio e vazio). Ela realiza contagem com numerais até 10 e estabelece relação entre numeral e quantidade até o numeral 5.
( Nome da criança) chegou ao final do 1º trimestre tendo boa freqüência escolar.
Diante das observações realizadas quanto ao comportamento e desempenho de (nome da criança) no ambiente escolar, acredita-se que a criança vem atingindo as competências esperadas para o Pré II.
Nesse 2º trimestre ( nome da criança)participou com bom desempenho e capricho de todas as atividades propostas. Realizou leitura de imagens com boa oralidade , escreve seu nome, reconhece as letras do alfabeto, registra a data e transcreve as palavras estudadas. no lógico matemático realiza contagem oral, faz classificação e seriação, através de material concreto Realizou atividades referentes ao folclore, Grécia antiga e dia dos pais.
( nome da criança) possui equilíbrio e ritmo nos jogos e brincadeiras. Diante das observações quanto ao seu desenvolvimento, A criança vem ampliando seus conhecimentos quanto aos objetivos propostos.
postado por Eliana em 13/10/2011
Atividades de Natal :
É NATAL …
VAMOS NOS ALEGRAR E CANTAR?
COLOQUEI MEU SAPATINHO
NA JANELA DO QUINTAL
PAPAI NOEL DEIXOU
UM PRESENTE DE NATAL.
|
PESQUISE:
|
ATIVIDADES 2012
ESTAMOS ESTUDANDO O NOME. ENCONTRE NA CENA ABAIXO A PRIMEIRA LETRA DE SEU NOME E PINTE COM A SUA COR PREFERIDA.
PESQUISE EM JORNAIS E REVISTAS A PRIMEIRA LETRA DE SEU NOME, COLE ABAIXO:
COMPLETE A SEQUENCIA:
1 - ____ - 3 - _____
PLANO DE AÇÃO 2012
Apresentação:
O plano de ação trata da elaboração de uma proposta de trabalho anual, com o objetivo de auxiliar o pedagogo, professores e toda equipe escolar no planejamento das ações a serem desenvolvidas pela EMEB Prof. Paulo Estellita Herkenhoff, buscando aprimorar o desenvolvimento da criança de 0 a 5 anos nos aspectos físico, social, emocional e cognitivo.
Justificativa:
Cientes de que os primeiros anos de vida são importantes para a formação do ser humano, e por concebermos a criança como um indivíduo em sua totalidade, compreendemos a preocupação com a educação da criança de 0 a 5 anos.
Acreditando numa educação para a cidadania consciente de que a formação do cidadão inicia-se desde o berço,visualizamos uma educação infantil como tempo e espaço para o desenvolvimento da criança.
Objetivo:
Encorajar a criança a aprender, partindo do enriquecimento das práticas pedagógicas num enfrentamento contínuo, tendo como parceria equipe escolar, cce, família e comunidade.
( MONTAR AS AÇÕES DE ACORDO COM O CALENDÁRIO ESCOLAR APROVADO)
1 - ____ - 3 - _____
PLANO DE AÇÃO 2012
Apresentação:
O plano de ação trata da elaboração de uma proposta de trabalho anual, com o objetivo de auxiliar o pedagogo, professores e toda equipe escolar no planejamento das ações a serem desenvolvidas pela EMEB Prof. Paulo Estellita Herkenhoff, buscando aprimorar o desenvolvimento da criança de 0 a 5 anos nos aspectos físico, social, emocional e cognitivo.
Justificativa:
Cientes de que os primeiros anos de vida são importantes para a formação do ser humano, e por concebermos a criança como um indivíduo em sua totalidade, compreendemos a preocupação com a educação da criança de 0 a 5 anos.
Acreditando numa educação para a cidadania consciente de que a formação do cidadão inicia-se desde o berço,visualizamos uma educação infantil como tempo e espaço para o desenvolvimento da criança.
Objetivo:
Encorajar a criança a aprender, partindo do enriquecimento das práticas pedagógicas num enfrentamento contínuo, tendo como parceria equipe escolar, cce, família e comunidade.
( MONTAR AS AÇÕES DE ACORDO COM O CALENDÁRIO ESCOLAR APROVADO)