BEIJA FLOR ANIMADO

BEIJA FLOR ANIMADO
"A Vida é Um Piscar de Olhos Entre as Duas Eternidades."

sexta-feira, 1 de abril de 2011

BULLING


O objetivo do bulling é agredir uma pessoa oralmente ou fisicamente, e aquele que não apresenta a capacidade de se defender, será sempre uma presa fácil para o agressor.
Essa prática do bulling é muito comum nas escolas, e está presente entre crianças e adolescentes de toda classe social. O bulling inclui xingamentos, apelidos de má fé, agressão física e tudo isso pode trazer sérios problemas emocionais e psicológicos para a vítima. As vítimas são pessoas que não são sociáveis, sentindo-se inferiores entre as demais e que, dificilmente pedem ajuda. A pessoa vitima do bulling apresenta medo ou falta de vontade em ir para a escola, o rendimento escolar também é afetado, podendo apresentar depressão. Tudo isso se deve ao fato de estarem sendo humilhados, excluídos e até mesmo agredidos.
Para evitar o bulling é necessário introduzir o tema entre as aulas, para conscientizar os alunos a respeito do assunto. Nem toda briga ou discussão entre alunos deve ser considerada bulling, porém exageros e perseguições a uma determinada pessoa já deve ser considerado bulling.
Uma vez identificado o bulling, tanto o agressor quanto a vítima necessitam de orientações.
Professores e diretores devem estar atentos para identificar um caso de bulling, já que as escolas prestam um serviço aos consumidores sendo, portanto responsáveis por atos de bulling que ocorrerem dentro do ambiente escolar.
A família deve estar atenta, quanto ao comportamento do filho, tanto em casa, quanto na escola. Ao dialogar sempre com o filho, os pais ajudam o enfrentamento desse problema nas escolas e na vida social do filho.
Garantir segurança para o aluno, não depende somente da escola, os pais também são responsáveis em parte, desse problema, que está ficando cada vez mais frequente nas escolas.
Pense Nisso:
Quem é culpado? Os pais? A escola? A sociedade?
Eliana F. Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário